segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Futebol e a má distribuição de renda.


No Brasil, assim como em diversos países, o reconhecimento ao esporte se dá devido à sua importante função social. Essa se refere ao poder do esporte em retirar os jovens das ruas, afastá-los das drogas, melhorar o convívio de um indivíduo com o grupo que é a sociedade. Isso sem falar nos efeitos benéficos à saúde. Os bons exemplos vindos desta prática trazem lições de superação, força e determinação; mensagens de que com vontade e paciência, tudo é possível, até mesmo para quem tem alguma deficiência ou dificuldade financeira.
Dentre as diversas modalidades de esportes em nosso país, amais “famosa” é o FUTEBOL DE CAMPO MASCULINO. Dizem que a cada 10 brasileirinhos nascidos, 9 sonham em ser jogador de futebol. A possibilidade de se tornar um jogador profissional representa para esses meninos muito mais do que inserção social; significa uma gigantesca virada-de-mesa na vida. Neste esporte, são oferecidos salários astronômicos, cifras de muitos dígitos em euros, libras e dólares. Patrocínios milionários, sem contar nas melhores estruturas de jogo e treinamento conhecidas no esporte. Porém, utilizando estatísticas mais cruéis, apenas 1 em cada 100 000 garotos que sonham ser jogadores viram profissionais e desses, poucos são os que conseguem alcançar o sucesso.
Mas ai nem tudo está perdido. Ainda temos o ciclismo, a ginástica, a natação, o handebol, o futebol de salão, o basquete, a esgrima, o hipismo, o judô, o tênis, o jiu-jitsu, o boxe, o MMA, o tae kwon do, as corridas, o salto com vara, o salto em altura, arremesso de peso e muitos outros. Em todos esses seguimos tendo ótimos exemplos para a sociedade. Porém, quando estas modalidades me vêm à mente, fico pensando: em um país como o Brasil, qual a motivação de uma pessoa em seguir com afinco o sonho de ser um atleta dessas modalidades? Quais os incentivos?
Quando se entende o esporte como um bem para a sociedade de um país, precisa-se pensá-lo como uma relação de mútua troca: o esporte deve dar bons exemplos de garra, luta e superação enquanto que o país deve dar incentivos – econômicos, estruturais, midiáticos...
O esporte é como o relacionamento de um casal; para dar certo não basta amor e uma marquise. Tem que haver comprometimento, boas condições financeiras, estrutura e organização. O fato do nosso país não ter, ou ter poucos, protagonistas nestas modalidades não me surpreende, tudo vem de uma relação de caso e consequência.
No caso do ciclismo, já cheguei a ouvir a absurda declaração irônica quanto ao esporte: “Não temos protagonistas, pois quem pratica ciclismo no Brasil morre atropelado antes mesmo de poder chegar à uma Olimpíada, tamanha a falta de ciclovias ou inadequação das mesmas”.
Outro caso complicado é a situação dos atletas brasileiros que participam das Olimpíadas, mas não conseguem patrocínio, devido à falta de visibilidade de algumas modalidades esportivas no país. Pior que isso, quando se aposentam, os atletas ficam desempregados, como a ginasta Daiane dos Santos, e encontram muitas dificuldades financeiras.
No futebol de campo feminino, é triste ver notícias com declarações como estas:
"Eu gostaria de ver mais mulheres no futebol. Vocês [brasileiros] têm um dos melhores times do mundo, elas são bem-sucedidas, mas não são apoiadas em casa", afirmou a ex-jogadora, campeã do mundo pela Alemanha e hoje presidente do Comitê Organizador do Mundial da Alemanha.
"Queria mais respeito pelo nosso trabalho. Estou desempregada, pois os clubes não têm como pagar um salário", disse Formiga, 33, volante, recordista brasileira em participações em mundiais.
POR FALTA DE APOIO, TERMINOU O TIME FEMININO DO SANTOS, O MELHOR DO BRASIL, DE ONDE VEIO A BASE DA SELEÇÃO BRASILEIRA. AGORA SÓ FALTA O PRÓXIMO PASSO, EXTINGUIR ESTA MODALIDADE NO BRASIL.
O Brasil não valoriza o esporte; endeusa o futebol masculino e se esquece de todo o resto. Compará-lo com os outros esportes é como discutir a má distribuição de renda brasileira. Os salários dos jogadores de futebol seriam os dos deputados federais, enquanto que os esportistas das demais categorias teriam os rendimentos comparados aos de um professor estadual ou de um policial militar. Quanta desigualdade!

--- A crítica não vale apenas para o governo, mas também para a mídia. Em um canal de televisão, esportivo ou não, quantos minutos de audiência são destinados ao futebol? E quantos são destinados aos outros esportes?

--- Vale então fazer o exercício, quem ai sabe quem são os jogadores do time de futebol masculino do Brasil? E então, quem são os jogadores do time de handebol masculino ou feminino da seleção brasileira?

Outros links relacionados ao assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário