sábado, 28 de julho de 2012

Jogo é jogado, lambari é pescado.

Vejo pessoas falando em injustiça no resultado de uma partida de futebol.

"Meu time jogou melhor, mas perdeu."

Futebol não é merecimento, não é justiça. Futebol é um jogo. Sua regra básica é: vence a equipe que marcar o maior número de gols. Simples (mais simples que jogar Banco Imobiliário).
Nessa ladainha, falam dos problemas da chamada cultura do "futebol de resultado". Alguns dizem que tal esporte deixou de dar espetáculo, deixou de entreter o público, tendo em vista que as equipes visam apenas o resultado final das partidas.
Bem, o jogo é jogado. Todos querem e devem ganhar. Dribles espetaculares, jogadas de efeito e outras tantas artimanhas não ganham jogo. Apenas um detalhe define um jogo de futebol: o gol.
O GOL! Sim, colocar a bola entre as traves, ultrapassando a linha de cal. Sei que para isso se faz necessário uma jogada, um lançamento, uma assistência, um chute, um cabeceio e quem sabe até um drible.  Porém, em importância, o gol é soberano, pois é ele quem define o resultado de uma partida de futebol. É o gol quem separa os vencedores dos perdedores. Caneta, balãozinho, troca de passes envolventes: nada disso ganha jogo!
O futebol em sua essência é puro resultado e apenas ele deveria interessar.
Quem não se importa com resultado, apenas com espetáculo, deveria ir pescar. Ninguém perde, ninguém ganha em uma pescaria. É tudo muito lindo, menos para o lambari. Afinal:
JOGO É JOGADO, LAMBARI É PESCADO. E tenho dito.

3 comentários:

  1. Leva esse tipo de pensamento pra dentro das quadras e começa a largar mais a bola então.

    ResponderExcluir
  2. Quem vem fomeando pra caramba é tu palhaço!
    Faz tempo que me comprometo em marcar e dar assistência aos meus companheiros. Sou uma nova pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a diferença entro Borges e Neymar, um faz gol, o outro "faz firula".

    ResponderExcluir