terça-feira, 31 de julho de 2012

O tempo das vacas gordas.


Daqui alguns dias se encerra de vez o período de contratações dos times brasileiros. Com a Janela de compra do exterior já fechada, resta apenas a opção de buscar reforços dentro do mercado interno. Mesmo que a dupla GreNal não traga mais nenhum reforço, este ano está sendo, sem dúvida alguma, muito especial no quesito contratações para estes dois clubes. Aliás, não só para a dupla, mas para todos os clubes brasileiros de maneira geral.
Do lado do tricolor, é só buscarmos na memória recente. O time do ano passado tinha Victor, Mário Fernandes, Rafael marques, Saimon, Julio César, F. Rochemback, Adílson, Douglas, Marquinhos, Júnior viçosa, André Lima. Ainda havia os reservas Edcarlos, Rodolfo, Diego Clementino, Gilberto Silva, William Magrão, Lúcio, Bruno Collaço, Lins e Miralles. Vamos combinar que o time atual conta com muito mais qualidade. Comparando somente o ataque gremista, ver Kléber e Moreno é um colírio para os olhos do torcedor perto do que se tinha ano passado. O Grêmio contratou mais jogadores do que um time inteiro conta dentro de campo. Recordemos:
Zagueiros: Douglas Grolli, Pablo, Naldo, Werley. Sem contar com Sorondo que nem chegou a jogar.
Laterais: Tony, Fábio Aurélio, Pará. Ainda nesta categoria recuperou Anderson Pico e Edílson, 2 jogadores que voltando de empréstimo somam ao grupo do grêmio.
Volantes: Souza e Léo Gago.
Meias: Elano, Zé Roberto, Marco Antônio, Rondinelly, Felipe Nunes, Wangler e Facundo Bertoglio.
Atacantes: Kléber e Marcelo Moreno.
No Internacional, em função do clube já trabalhar com a manutenção de uma boa base de time, não houve tantas contratações, o que não desmerece a importância e qualidade das que foram concretizadas. Os colorados estavam acostumados a ver em campo um ataque formado por Damião e Dellatorre. E no banco de reservas? Gilberto. Não havia um lateral reserva para Nei. Faltavam zagueiros. Tudo resolvido agora. Aí estão as contratações do colorado:
Zagueiros: Juan.
Laterais: Édson Ratinho.
Volantes: Ygor e a recuperação de Josimar.
Meias: Dátolo e Jajá.
Atacantes: Marcos Aurélio, Dagoberto e Diego Forlán.
Tudo isso, aliado a perda de poucos jogadores importantes e empréstimo/venda dos não utilizados, refletiu-se dentro de campo, proporcionando médias de aproveitamento muito maiores à dupla nas competições de que participam.
O Grêmio perdeu apenas Mário Fernandes, Douglas, Adílson, Rochemback e Victor. Livrou-se de Rafael Marques, Lins, Diego Clementino, Rodolfo, Lúcio e William Magrão.
Já o Inter perdeu Andrezinho, Oscar, Sandro Silva e Tinga. Livrou-se de Lauro, Wilson Mathias, Glaydson e Sorondo.
No balanço Geral, os dois ganharam muito em grupo e qualidade. Mais do que isso, com esse show de contratações mostraram que é possível repor com qualidade e fazer grandes investimentos. Não me recordo de um ano em que a dupla tenha se reforçado tão bem. Estamos mesmo atravessando um tempo de vacas gordas para o futebol brasileiro.

à A este time de reforços ainda podem juntar-se Rafael Moura (Inter), Paulo Henrique Ganso (Inter) e Marcos Paulo (Grêmio). Nos próximos dias saberemos.

Um comentário:

  1. Particularmente achei a contratação do Zé Roberto no Grêmio espetacular. E vale a pena lembrar aos colorados que jajá está por empréstimo, vindo do Al-ahli.

    ResponderExcluir