segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Valorização da base.


Sempre foi reconhecida a qualidade da dupla grenal em formar bons jogadores. Nos últimos anos, os celeiros de craques destes dois times estiveram recheados. Vale lembrar os jogadores que saíram ,em um passado recente, da base:

Internacional: F. Rochemback (Dalian Aerbin), Nilmar (Al-Rayyan), Alexandre Pato (Milan), Luiz Adriano (Shakhtar), Taison (Metalist), Walter (Goiás), Sandro (Tottenham), Giuliano (Dnipro), R. Jesus (Portuguesa), Marquinhos Gabriel (Sport), Titi (Bahia), Ronaldo Alves (Náutico), Danny Morais (Bahia), Diogo (Porto), Talles Cunha (Botafogo-SP), Eduardo Sacha (Goiás), Muriel (Inter), Renan (Inter), entre outros.

Grêmio: Ronaldinho Gaúcho (Atlético MG), Lucas Leiva (Liverpool), Anderson (Manchester United), Carlos Eduardo (Rubin Kazan), Mário Fernandes (CSKA), Fernando (Grêmio), Leandro (Grêmio), Bruno Collaço (Goiás), Galatto (América-RN), Marcelo Grohe (Grêmio), Pessali (Angers SCO), Ânderson Pico (Grêmio), Bérgson (Ypiranga), Matheus Magro (Ypiranga), Spessato (Cerâmica), entre outros.

Muitos foram os nomes. Dentre eles, de forma justa ou injusta, houveram os considerados craques, jogadores aproveitáveis e descartáveis. Todos os anos, a dupla utiliza alguns destes atletas no elenco profissional.
Diversos treinadores de sucesso, que já passaram por esses e outros clubes, apresentam em seus times a receita de sucesso de mesclar jovens e experientes. Ocorre que aqui, nos dois maiores clubes do RS, a cultura de lançar jogadores gera muita desconfiança e insegurança. Embora os clubes reconheçam a importância de lançar jovens promessas, uma vez que a venda destas é um dos principais meios de manter as contas em dia, a política de subi-los da base é muito conservadora. Mais até no Inter do que no Grêmio, muito também pela maior saúde financeira do primeiro em relação ao segundo.
Por estas bandas, se tem muita “frescura” no momento de lançar jogadores. Diversos são os empecilhos colocados, quantas vezes ouvimos: O Jogador não está pronto, precisa aprimorar fundamentos, precisa adquirir mais maturidade, não queremos queimar esse jovem jogador. Concordo que em alguns casos é preciso ter paciência para usufruir de um talento lapidado, mas não se pode passar dos limites, como diz a expressão popular "não dá para dormir no ponto".
      Acontece que muitas vezes, apesar da dupla valorizar a base e garimpar bons jogadores por todo país, na hora “H” preferem usar um jogador velho e mediano do que um joven e bom jogador vindo das categorias de base. Querem um exemplo disso: Ano passado o Grêmio jogava com os volantes F. Rochemback(lento) e Adílson(limitado). Enquanto isso, Fernando, um dos os melhores volantes atuantes no Brasil nesta temporada, destaque na seleção sub-20, estava no banco de reservas. Também não consigo entender, como Marquinhos Gabriel e Talles Cunha não foram aproveitados no Internacional. O primeiro é o principal jogador/destaque e camisa 10 do Sport, clube que disputa a série A. Já o segundo,  nas oportunidades que teve no Inter não decepcionou e muito pelo contrário, foi tão bem que passou a ser chamado para a seleção sub-20. Os dois entraram em poucos jogos, foram bem, não tiveram sequência de aproveitamento, sendo preteridos por jogadores medianos e entre utilizações nos times sub-20 e sub-23 do Inter e empréstimos, se perderam no mundo da bola.
 Ainda acho que é possível mudar esse quadro, resgatar alguns jogadores e mudar a visão dos nossos clubes com relação a este assunto. Santos, São Paulo e Botafogo lançam e seguiram lançando muitos jogadores com sucesso neste ano. Quem sabe sirvam de exemplo para a dupla, mostrando que pode sim dar certo esta estratégia. A utilização destas promessas, além de trazer fôlego e/ou qualidade ao elenco, enxuga a folha salarial formando elencos mais baratos. Porque ao invés de pagar o Marcos Aurélio o Inter não recupera o Marquinhos Gabriel ano que vem? O próprio Grêmio já começou este processo recuperando Ânderson Pico, jogador que caso tivesse recebido atenção à risca de dentro do clube, já poderia ter se firmado há muito tempo.            
    Os atrasos na hora de lançar e os repetidos empréstimos sem lógica atrapalham a dupla grenal que já ganhou tanto com jovens jogadores, mas que poderia ganhar ainda mais com os que passam da hora e acabam perdidos. É preciso explorar mais e melhor as categorias de base.

- Fica a dica pra dupla: Não precisa contratar Jogadores como Felipe Nunes e Marco Antônio. Usa o Biteco que tá pedindo passagem e foi devolvido a base. Não precisa trazer Marcos Aurélio e Édson Ratinho. Recuperem o Marquinhos Gabriel e o Diogo, bom lateral direito emprestado ao Porto-PORTUGAL. Usem o Romário, o Dalton, o Moledo. Fiquem atentos aos valores da base.

PARA VER ACONTECER:
- O Grêmio não deve demorar muito para lançar de vez os garotos Biteco, Misael e Mamute.
- Do lado do Inter, deverão ser ainda mais utilizados os garotos Fred, Zé Mario, Lucas Lima, Mike, Otávio e Maurides. Além destes, até o final do ano, serão promovidos o lateral-direito Cláudio Winck (na foto), os volantes Rodrigo Dourado, Lucas Severo e Marlon Bica, mais os meias Fernando Baiano e Rafael Pernão.  Todos têm contratos longos e multas para o Exterior batendo na casa dos 40 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário