segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os contratos dos boleiros.


Nesta segunda, o Flamengo acertou a volta do atacante Adriano ao Ninho do urubu. Ele foi examinado pelo médico do clube e, como estava tudo ok, assinará o contrato. Não é de hoje que a diretoria do Fla recebe críticas por falta de planejamento, contratações erradas, pagamentos atrasados e oferecer cifras que não pode cumprir. Certa vez, assisti uma reportagem em que o presidente do Coritiba falava com indignação sobre o tema. O Cartola do Coxa dizia sofrer uma concorrência desleal, pois se você oferece salários de 700 mil para os boleiros, certamente seu elenco terá jogadores de qualidade. Já um clube que tem menos recursos, como o que ele dirige, contratará jogadores mais limitados. Cada um deveria ter à disposição os jogadores que podem pagar, mas alguns bancam sem ter condições.
No caso do Imperador, trata-se de um jogador caro e que sempre gera muita desconfiança. Seu nome está sempre vinculado a baladas, ausência nos treinamentos, atrasos e mau condicionamento físico. Suas últimas passagens em clubes de futebol, também não recomendam. Seria mais um grande erro do Flamengo? A maioria se atreveria a dizer: PROVAVELMENTE. Contudo, desta vez acho que o Mengão está tomando o rumo certo, ou pelo menos o mais apropriado.
Adriano é um jogador que tem muita identificação com o clube. Ali ele surgiu nas categorias de base, foi apresentado ao mundo da bola e depois de sua grande fase na Inter de Milão, foi onde jogou o seu melhor futebol. O Flamengo vive um momento de transição, onde está se reerguendo. Estão sendo lançados muitos jovens, Ronaldinho abandonou a barca da maneira que todos vimos e o time estava passando por maus momentos: nenhum jogador de peso ou que esteja jogando em alto nível queria vir para o Flamengo. Seria um ótimo momento para que o Imperador se recuperasse junto com o time e fizesse crescer a confiança no clube, no vestiário e no seu futebol. A copa de 2014 está chegando, todos sabemos o baita jogador que ele é quando tem interesse, se voltasse agora com tudo, ainda poderia ter grandes oportunidades, até mesmo com a canarinho.
Mas, ainda que exista muita esperança no ar, não dá para esquecer o histórico do jogador. E o contrato como fica? E se o jogador não render, não tiver a fim? O time precisa de jogadores pra chamar a responsabilidade, paga milhões pro Adriano e não recebe nada em troca? Eis que surge junto à diretoria do Flamengo uma ideia inteligente depois de tantas furadas. O contrato de Adriano com o clube terá os mesmos moldes do contrato de Juninho Pernambucano com o Vasco (jogador de 37 anos). O Reizinho da colina recebe 50 mil reais por partida disputada, mais bonificações em caso de objetivos conquistados – títulos, meta de gols, assistências e etc. O Imperador, segundo a imprensa, receberia 75 mil por partida disputada mais os bônus.
O Flamengo ainda teria dito que esta solução contratual não seria colocada em prática apenas para Adriano. A ideia é que todos os novos jogadores contratados pelo clube sejam enquadrados nessa mesma condição. Sabe que não me parece uma ruim?! Deco, Fred e Thiago Neves ganham cada um cerca de 700mil reais por mês. Deco vive lesionado, Fred volta e meia não está disponível, TN7 idem. D’alessandro também ganha um baita salário e esse ano quase não jogou. Damião, Forlán e Guinazu são chamados frequentemente pelas suas seleções e desfalcam o clube. Isso sem falar em Neymar, Ganso, Rafael e outros sempre convocados para o Brasil. Nessa condição, jogador lesionado, suspenso por 3 cartões, suspenso por expulsão, defendendo a seleção, simulando lesão para não jogar (Valdívia), não querendo jogar para poder ser transferido ou afastado por indisciplina, não ganha. Só recebe no final do mês aquele que estiver disponível e render disputando as partidas.
Se fizermos as contas, Damião não receberia nada do Inter neste último mês que disputou as Olimpíadas e o clube não usufruiu do seu futebol. Quanto os clubes economizariam??? Surge ai uma boa ideia e iniciativa que todos os clubes poderiam seguir. Seria mais justo e mais incentivador. Os contratos dos boleiros devem beneficiar os clubes, não a CBF, o bolso dos jogadores ou quem quer que seja. O Flamengo finalmente está acertando alguma coisa no seu planejamento e Adriano, que já fez dupla com Love em 2009-2010, e foi um dos principais destaques do último título do campeonato brasileiro no clube, surge como uma boa aposta tendo em vista que se não render, não significará dinheiro posto fora.

2 comentários:

  1. O Grêmio tem o Gabriel que, dizem, ganha mais de R$ 400.000,00 por mês e só come e dorme...Se o seu contrato fosse por produtividade, Gabriel estaria passando fome...

    ResponderExcluir
  2. Muitos são os jogadores encostados em todo país. Até pouco tempo atras o Grêmio além do Gabriel tinha o Rodolfo. Julio César e Fábio Aurélio nem jogaram esse ano e seguem ganhando ótimos salários.

    ResponderExcluir