sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Política de favorecimento.

Temos os craques que não merecemos. Falta humildade, seriedade, senso de ridículo: é muita alegria, muito sorriso sem motivo. Além disso, se usar cabelinho moicano e seguir tendências banais é ser ousado, Dominó foi a banda mais ousada da história, desbancando Black Sabbath, AC/DC, entre outras.
Não bastasse tamanha incoerência, vários jogadores exigem absurdos de seus clubes. Além dos contratos milionários, diversos futebolistas solicitam regalias oficiais, faraônicas e inescrupulosas. Neymar, mlk piranha master, exige que o Santos pague ao seu pai todas as despesas para vê-lo jogando em partidas internacionais. Tal exigência está no contrato do cai-cai de moicano, forçando o clube santista a cobrir todos os gastos com voos de 1ª classe, hotéis 5 estrelas, entre outras regalias. Por exemplo, nesse momento, o pai de Neymar está em Londres, sendo custeado pelo clube em que seu filho joga. Estima-se que essa brincadeira esteja custando em torno de 100 mil reais aos cofres do peixe.
Ronaldo Dentuço Pilantra exigia ao Grêmio, para assinar contrato, durante a novela de negociações, um caminhão de bebidas por mês descarregado na casa noturna de seu irmão, Assis Moreira, em Porto Alegre. Ainda bem que foi pra Gávea, palhaço. É tanta regalia e mimo que o futebol brasileiro constrói monstros. Estrelismo, falta de identidade e luxúria são consequências de todo um histórico de favorecimento dos semi-deuses da bola.
E dizer que Laor tornou-se quase um ídolo do Santos por manter Neymar até a copa de 2014 nestas condições. Assim também Odone, não fosse o insucesso, ficaria imortalizado na história tricolor por trazer um “grande craque”, jogador da base gremista, de volta para os braços da torcida. Parece-me até irônico. 
O fato dos dirigentes aceitarem estas cláusulas abusivas é desmoralizante tanto para os clubes quanto para o futebol brasileiro. Isso é uma tremenda prova da MOLECAGEM dos pseudo-craques e dirigentes pé de chinelos. Mais do que isso, é uma prova da falta de profissionalismo e respeito com as pessoas que assistem e acompanham futebol. É por essas e outras que alguns jogadores pensam que estão acima de seus clubes, treinadores e colegas de profissão.
Acima da sociedade, dos meros mortais, pseudo-craques viram milionários e exigem absurdos sem um pingo de vergonha. São os rock stars brasileiros, que se dizem gênios da bola. Com o futebol em segundo plano, cantam pagode, tocam surdo, posam pra fotos, namoram modelos. Jogar bola é a prioridade? Parece que não. 
Nossa sociedade precisa de heróis, sente necessidade de idolatrar. Porém, apenas peço-lhes: gostem de si mesmo, não amem loucamente seres distantes, escrotos, ousados&alegres... quando se tem o poder, todos manipulam, querem mais e mais. Passam por cima de tudo, sem caráter. Não é diferente no mundo da bola. 

4 comentários:

  1. Muito me desaponta o conteúdo deste post, visto que mais um vez está recheado de críticas cegas ao futebol nacional, seguindo a presente e injustificável moda de brasileiros não gostarem do futebol brasileiro.
    Percebo que mais uma vez são realçados os pontos negativos e esquecidos os pontos negativos.
    Logo de início se começa com uma crítica aos penteados de cabelo. Sim, as penteados de cabelo. Deixa os caras fazerem o que quiserem com seus cabelos. O que isso influencia? Se isso é 'ousadia' ou não, vai de cada um. Além disso, isto não é privilégio do futebol brasileiro. Quem não lembra do recente cabelo que Balotelli exibiu durante a Euro? O próprio simbolo de beleza, David Beckham, já utilizou o ora criticado corte moicano, e em nada influenciou seu estilo de jogo, ao que me parece.

    As críticas às regalias concedidos a grandes nomes do futebol brasileiro merecem tem, claro, seu fundamento. Mas é dada importância demais ao assunto. As regalias existem, mas fazem parte de um sistema maior que é a valorização do futebol (econômica), não só no Brasil, mas em todo o mundo. É muito dinheiro que gira em torno do munda da bola, desta forma, não me causa espanto as referidas regalias, são apenas consequência do sistema. E o grande início disso tudo são, de fato, os salários altíssimos que são pagos aos boleiros. Vejam bem, o que representa pagar um hotel e uma viagem para o pai de um jogador que no fim do mês recebe cerca de 2 milhões de reais? (Aproximadamente o que recebe Neymar, contando os ganhos com publicidade) Nada. Não há motivo para espanto.
    Além do mais, o post insiste em centrar suas críticas no futebol brasileiro, injustificavelmente. Infelizmente, quem lê o comentário pode acreditar que o futebol brasileiro representa a palhaçada do esporte mundial, por vivenciar estas condições. Acontece que essas regalias concedidas a futebolistas ocorre mundo afora. Os clubes europeus não estão fora disso. O próprio Barcelona, símbolo do futebol europeu, tolerava as boemias do craque Romário, assim como fez o PSV.
    Zlantan Ibrahimovic, atacante na seleção da Suécia, goza de privilégios da mesma maneira, basta lembrar que foi cortado da seleção em 2006, devido a noitadas excessivas, retornando logo após, ante a necessidade do time. Após, passou a ganhar folgas em treinamentos e amistosos.
    Assim assim ocorre com diversos outros jogadores.
    Em verdade, percebam que quando o assunto é regalias, o futebol brasileiro possui grande diferencial positivo: os treinos em dois turnos. Na europa, a imprensa, jogadores e o clube consideraram inusitada esta medida aplicada por Luxemburgo, quando treinou os galáticos. Na Europa só treina à tarde.

    Mas o que mais me causou espanto foi a crítica, senhoras e senhores, vejam bem, ao presidente do Santos por manter Neymar até a Copa de 2014. Ora, isto sim é inusitado e um completo desmerecimento ao futebol nacional. É de notório conhecimento a submissão econômica dos clubes brasileiros às potências europeias. Os clubes nacionais simplesmente não conseguem segurar seus craques por falta de dinheiro. Isto esvazia o futebol brasileiro de seus grandes talentos, e faz com que os campeonatos europeus sejam sempre os mais festejados e aclamados. Inúmeros seriam os exemplos a ser citados, como Ronaldinho Gaucho, Alexandre Pato, Robinho, Nilmar, e, mais recentemente, Oscar.
    Ocorre que, em medida supreendente e louvável do clube paulista, um dos maiores craques (sim, incontestável sua qualidade) surgidos no futebol brasileiros nos últimos anos foi mantido jogando em seu clube de origem. Isso que Neymar sofreu diversas ‘ofensivas contratuais’ de grandes clubes da europa, inclusive do clube mais rico do mundo. Realmente não sei como seguraram o garoto, mas estão de parabéns. Causa-se espanto uma crítica a esta façanha.
    Por fim, continuarei atento às postagens, esperando que sejam feitas ‘de cabeça mais aberta’ e sem entrar nas ondas que cegam a opinião pública.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o texto 'Política de Favorecimento' obriga, nós, críticos deste blog, defendermos o Neymar.

    Como tratamos de futebol, o comportamento do 'mlk' dentro de campo é o que interessa. Sempre é notável o seu empenho nas partidas, nunca se omite dos jogos e sempre busca o melhor pro seu time. Por isso e por ele ser 300x melhor
    que outros atacantes comuns, é mais do que justo o seu salário e seus benefícios. Além disso, no Brasil no mínimo 70% dos jogadores são cai-cai, não dá pra direcionar essa culpa a ele, Damião tá usando e abusando de sua extrema perícia em simular faltas, conquistou hoje um pênalti num momento delicado para o Brasil com esse artifício, provocando a eliminação hondurenha.

    Os craques que o torcedor não merece ter são os canalhas, que vão para um clube só pra ficar 'mamando' e muitas vezes jogam mal por gosto pra favorecer sua venda. O Ronaldinho Gaúcho é o maior deles, até o Barcelona, time que o idolatrou, não conseguiu aguentar suas últimas apresentações e se viu obrigado a vendê-lo ao Milan.

    Era isso.

    ResponderExcluir
  3. Caros Leitores,
    Como uma das pessoas que escrevem neste blog, vejo-me obrigada a prestar alguns esclarecimentos quanto as críticas referentes a este texto.

    - Em primeiro lugar, como não fui a autora deste post, apresento visões diferentes quanto a alguns pontos. Para mim, Neymar é um jogador diferenciado capaz de desequilibrar partidas. A condição de grande craque, que ele adquiriu frente ao futebol brasileiro e imprensa, me passa alguma desconfiança. Não podemos compará-lo a Ronaldo ou a Romário. Ele não fez nem um décimo do que estes jogadores fizeram para o futebol brasileiro. Ninguém sabe se quando ele for para a Europa jogará essa bola toda que joga aqui no Brasil. Jogando contra bons times e marcadores mais duros, como na seleção brasileira, ele até hoje não deslanchou. É um jogador novo, pode fazer uma carreira de sucesso, pode no futuro ter um histórico comparável ao de Ronaldo, mas alto lá, vamos com calma. Por enquanto, é apenas um bom jogador que PARECE que terá futuro promissor.

    - O mesmo jogador ao qual se refere o parágrafo acima, apresenta muitos defeitos que , caso o jogador queira se tornar referência, terá que corrigir. Se atira por qualquer mínimo contato, encena e simula. Parece mais um contaminado pela cultura do futebol brasileiro. Não é atoa que é vaiado nos jogos da seleção nas olimpíadas de Londres. Se quando for jogar lá, seguir agindo assim, ficará marcado por juízes, torcida e admiradores do esporte. Nunca conseguirá chegar à um grau de admiração que tem, por exemplo, messi que é puxado de todas as formas e sempre quando é possível continua em pé. Talvez Neymar fique marcado até no próprio clube em que for atuar, devido a isso, e não se firme. Acho que a vida fará com que ele mude.

    ResponderExcluir
  4. - Em nenhum momento do texto foi feita uma comparação entre Brasil e Europa, tentando ridicularizar o futebol brasileiro frente ao do velho continente. Ninguém disse que lá não rola a tal política de favorecimento.

    - Somente foi usada a expressão "desmoralizante para o futebol brasileiro" pois os exemplos de regalias apresentados são mesmo absurdos e ocorreram em clubes do futebol brasileiro.

    - Quanto as regalias concedidas aos "craques" citadas no texto. Acredito que as mesmas são uma vergonha, incompatíveis com o futebol ou qualquer outro mercado. Se Neymar acha justo que seu pai tenha as viagens custeadas pelo santos, que seu estafe faça as contas de quanto estes gastos representariam ,em média, em um mês e apresente uma contra-proposta salarial ao santos. Ficaria uma situação muito mais profissional, tanto para o jogador quanto para o clube. Essas cláusulas absurdas me parecem uma grande palhaçada.

    - Veja bem, é de conhecimento geral que Neymar ganha cifras de aproximadamente 2 milhões por mês de salários + contratos publicitários. Ocorre que o jogador é o garoto propaganda de mais de 10 grandes empresas: incluem-se ai Volkswagen, banco Santander, Nike, Panasonic, Unilever, Claro, Red Bull, Lupo, Tênis Pé Baruel e AmBev. Tu acha que cada um deles paga 10 reais por mês pro Neymar? A cota do Santos no salário do jogador é baixíssima comparada à dos principais jogadores de outros times grandes do Brasil. No Santos, Ganso ganha 130 mil mensais, Adriano 40 mil. Me espanta muito a pergunta: o que representa pagar um hotel e uma viagem para o pai de um jogador que no fim do mês recebe cerca de 2 milhões de reais? Como diz o texto, só essa viagem pra Londres tá custando pro Santos uns 100 mil e pode acreditar que esse valor é muito representativo em relação aos gastos totais do clube com o elenco. Com a quantia gasta por Neymar pai em Londres daria para pagar o salário de quase 3 adrianos no santos.

    - Não foi criticado o fato do presidente do santos ter mantido Neymar até 2014. Foi criticado o fato dele ter mantido Neymar aceitando um contrato com estas condições. Todos sabem das dificuldades financeiras pelas quais está passando o santos. Não há dinheiro para contratar nenhum jogador de peso, mesmo com o adiantamento das cotas de televisão 30 milhões de reais. Rafael Moura, Abriel, Martinez e até Romarinho pularam fora da barca por falta de condições do peixe. Vejam bem, até para a renovação contratual de Adriano, aquele que ganha 40 mil por mês e é titular tá faltando dinheiro. O Santos joga com David Braz, Bruno Peres, João Felipe, Vitor Andrade, Geuvânio e Bill porque não tem dinheiro, mas pra pagar 100 mil em uma das viagens do pai de Neymar à Londres tem e "parece que sobrando".

    ResponderExcluir